8137872247

NO AR

CIDADANIA FM 87,9 JABOATAO

cidadaniafmjaboatao.com.br

Brasil

Teatro nos Parques Unilever promove apresentações gratuitas no Jaboatão

Publicada em 01/11/22 às 12:12h - 35 visualizações

por CIDADANIA FM 87,9 JABOATAO


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Divulgação)

Com a missão de formar público e democratizar o acesso da população às artes cênicas, o Teatro nos Parques Unilever chega a sua 17ª edição, com diversos espetáculos para pessoas de todas as idades, encenados por companhias consagradas. O projeto passa pela cidade pernambucana do Jaboatão dos Guararapes, entre os dias 5, 6, 12 e 13 de novembro, no Parque da Cidade,localizado no bairro de Prazeres. As apresentações acontecem aos sábados e domingos, às 18h e às 20h. O evento tem apoio da Prefeitura do Jaboatão.

Entre os destaques da programação está a peça Espavento, do Teatro de Retalhos. Na trama, o dono do circo anuncia que procura artistas para montar o melhor espetáculo da Terra. Sem virtuosismo algum e pouquíssimo dinheiro, os palhaços contam com a memória dos circos que encantavam as cidades e, com a ajuda do público, até pode dar certo. 

Já o espetáculo de teatro de mamulengos Re Te Tei, da Tropa do Balacobaco, conta as peripécias de Chico Catolé, um moleque treloso, brincalhão e inventador histórias que está sempre se metendo em confusão. Desta vez, o menino perde o fígado em uma disputa com a figura do Papa Figo e precisa fazer tudo para recuperá-lo.

Outra atração é Catirina entre dois Amores, da Trupe CircuLuz, que apresenta ao público duas brincadeiras populares nordestinas: do cavalo marinho de Pernambuco e do bumba meu boi do Maranhão.


PROJETO

Criado em 2009, o Teatro nos Parques Unilever tem a missão de planejar e executar projetos de teatro, circo e dança para todas as idades e classes sociais, em espaços abertos e teatros com acessibilidade garantida para toda população.

Até maio de 2022, em sua 16ª edição, o projeto já realizou 560 apresentações teatrais em 6 estados e 25 cidades brasileiras, ficando entre uma das maiores temporadas itinerantes de teatro do país. O projeto é realizado pela Estima Cultural, com patrocínio da Unilever. 

Edson Caeiro, idealizador e coordenador do projeto, fala sobre a importância do Teatro nos Parques Unilever para a formação de público. “Desde a sua primeira edição, muitas pessoas nos dizem, entusiasmadas, que é a primeira vez que estão vendo uma peça de teatro. Geralmente emocionadas, contam que normalmente não têm acesso ou não têm o costume de procurar por peças gratuitas em instituições”, conta Edson, que reitera a importância de levar o projeto para periferia dos centros urbanos. 

Outro ponto interessante e curioso é “desmistificar o fazer teatral. Como os espetáculos acontecem em parques e ao ar livre, tudo acontece aos olhos do público. A montagem, o aquecimento, a maquiagem. E isso não quebra a magia, pelo contrário. Isso aproxima o público daquela experiência única que está vivendo”, conclui.  


Confira a programação completa abaixo: 


5 de novembro, sábado

18h - Espavento, de Teatro de Retalhos

Sinopse: A grande atração que ficou de vir, não veio. E agora? O dono do circo abre vagas para artistas, e avisa que paga bem... pouquinho. Mesmo assim, temos muitos candidatos dispostos a montar o melhor espetáculo da Terra. Sem virtuosismo algum, os palhaços contam com a memória dos circos que encantavam as cidades e, com a ajuda do público, até pode dar certo! 

Construído a partir de jogos de improviso, Espavento é resultado da pesquisa da máscara do palhaço, iniciada pelo Teatro de Retalhos em 2012. Sete palhaços em cena, entre eles o sonoplasta e o intérprete de LIBRAS, desenvolvem jogos

cômicos que fazem referência aos grandes números de tradição circense: corda bamba, mágica, malabares e acrobacias.

20h - Re Te Tei, da Tropa do Balacobaco

Sinopse: O espetáculo de Mamulengos conta a história do menino Chico Catolé, moleque treloso, brincalhão e inventador de conversa que foi criado pelas trigêmeas cantadoras de samba de coco - Maria da Paz, Maria das Dores e Maria da Luz. No sertão pernambucano, depois de contar muita mentira, Chico cria uma confusão danada para as suas mães e encontra-se com uma lenda daquele lugar, O Papa Figo. Numa disputa de mentiras e verdades o famoso velho do saco ganha a disputa e segue o seu caminho com o fígado do menino, condenando-o a ser também um Papa Figo. É ai que começa então a sina de Chico Catolé pra desfazer esse grande RE TE TEI em que se meteu.


6 de novembro, domingo

18h - Malassombros, de Teatro de Retalhos

Sinopse: Dona Nina abre o terreiro de sua casa para receber todo mundo que gosta de ouvir histórias, mas não qualquer história! As de Dona Nina são de dar calafrios e arrepiar os cabelos! Mas não precisa fugir correndo, com a ajuda dos vizinhos Seu Biu e Zé das Cangas e de um trio de músicos de primeira, nossa anfitriã pode acabar arrancando também umas boas risadas. Malassombros – Contos do Além Sertão é um lúdico resgate das histórias que povoam o imaginário do Sertão brasileiro. O espetáculo traz cinco histórias coletadas em entrevistas realizadas no Sertão de Pernambuco e, através da ludicidade das máscaras e das formas animadas, as apresenta de forma leve e divertida às novas gerações, preservando-as do esquecimento.

20h - A Festa na Fazenda de Dona Quitéria, de Mamulengando Alegria

Sinopse: Numa noitada de festa na fazenda de Dona Quitéria, chegam irreverentes personagens como Chica do Cuscuz, Janeiro e o Dr. Rodoleira. Entre uma história e outra, os caboclinhos, Caroca, Teca e outros bonecos chegam para cantar, dançar e animar a festa. 


 12 de novembro, sábado

18h - Tem boi no algodão, de Boca de Cena

Sinopse: Inspirado na cultura nordestina, o espetáculo leva o público a se divertir e conhecer universo cômico do boneco popular paraibano, o babau, com suas toadas de forró e coco de roda. O Capitão João Redondo é o dono de uma fazenda de algodão, sendo considerado o homem mais rico e poderoso daquele lugar. Ele acaba sendo ludibriado por seu vaqueiro, o astuto Benedito, que foi contratado pelo Capitão para cuidar da plantação e dos bichos e acaba roubando o coração de sua filha Rosinha.

20h - Catirina entre dois Amores, de Trupe CircuLuz

Sinopse: O espetáculo é inspirado em duas brincadeiras populares nordestinas, o cavalo marinho de Pernambuco e o bumba meu boi do Maranhão, tendo as figuras de Catirina, Chico e Mateus como protagonistas desse enlace. A encenação apresenta alguns aspectos da ritualidade, musicalidade, dança e comicidade dessas brincadeiras, mas também revela o sujeito social por trás do brincante, sua condição social e racial e as outras facetas de seus papéis no cotidiano. 


13 de novembro, domingo

18h - Colcha de Retalhos, de Boca de Cena

Sinopse: Neste espetáculo de teatro de bonecos, o público conhece três histórias curtas, costuradas como em uma colcha de retalhos. O primeiro retalho é uma bem-humorada adaptação do clássico Chapeuzinho Vermelho, que vem recheado com uma boa dose de cultura nordestina. O segundo, é a história de Totó, um cachorro vira-lata amestrado e inteligentíssimo que possui um rabo bem temperamental. O pobre cachorro vive a perder o seu rabo. Toda vez que ele fica feliz e balança-o, a confusão está formada, pois ele vai parar em lugares inusitados. E o terceiro retalho é a história de uma lagarta que se apaixona loucamente por uma minhoca. Porém a minhoca, que não é correspondida, acaba conquistado o coração de outro ser.

20h - Circo Trupiada, de Trupe CircuLuz

Sinopse: O espetáculo é uma mistura entre cultura popular, circo e palhaçaria e mantém os elementos fortes do circo (imprevisibilidade, surpresa, inverossimilhança, ludicidade, comicidade), dialogando com simbologias da cultura popular (danças, musicalidade e dramaturgia). São as palhaças Keke Kerubina, Muvuca e o palhaço Parafina que realizam essa costura de possibilidades, flertando abundantemente com a roda e a comicidade popular.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

8137872247

Visitas: 6757
Usuários Online: 43
Copyright (c) 2024 - CIDADANIA FM 87,9 JABOATAO
Converse conosco pelo Whatsapp!